Avançar para o conteúdo principal

Sport Clube Vianense emite comunicado discordando da revogação da exploração do parque de estacionamento

O Sport Clube Vianense acaba de emitir um comunicado sobre a decisão da Administração do Porto de Viana do Castelo (APVC) revogar a licença da exploração do parque de estacionamento localizado junto ao navio "Gil Eanes", que estava atribuída ao clube. 

Veja aqui o comunicado oficial do Sport Clube Vianense: 
A Direção do "Sport Clube Vianense" vem dar conhecimento aos sócios e aos vianenses em geral dos seguintes factos referentes à concessão da exploração do parque de estacionamento localizado junto ao "Gil Eanes". 
1.- Em 26 de Janeiro de 1998 foi atribuída ao Sport Clube Vianense, pela Junta Autónoma dos Portos do Norte licença para utilização da área correspondente ao parque de estacionamento, licença esta renovada automaticamente. 
2.- Em 16 de Março de 2010, a Administração do Porto de Viana do Castelo, alegando a transferência da titularidade da administração do Porto de Viana do Castelo, não fez a renovação automática da licença que estava em vigor desde 1998 e emitiu nova licença a favor do Sport Clube Vianense, para continuar a utilizar a parcela de terreno onde se encontra implantado o parque de estacionamento, licença esta que expirava em 31 de Dezembro de 2011. 
3.- O Sport Clube Vianense celebrou com a sociedade "Estação Shopping Imobiliária, S.A", um contrato de cessão de exploração, pelo qual lhe cedeu, com o conhecimento da APVC, a exploração do referido parque de estacionamento. 
4.- Em 29 de Dezembro de 2011, a APVC emitiu um edital dando conhecimento que tinha sido efectuado um pedido para utilização privativa da área que estava concessionada ao Sport Clube Vianense, podendo, os demais interessados, apresentar idêntico pedido de atribuição durante o prazo de trinta dias a contar da data da afixação do edital e que, se assim acontecesse, seria aberto concurso entre todos os interessados.
5.- Desconhece-se onde o referido edital foi afixado, pois nunca o mesmo foi visto nos edifícios de apoio ao parque de estacionamento e ao Sport Clube Vianense nunca foi dado conhecimento de que a APVC tinha a intenção de proceder à revogação da licença já atribuida, criando a convicção de que a mesma, tal como aconteceu desde 1998, seria renovada automaticamente.
6.- Acontece, estranhamente (ou talvez não), que em 28 de Dezembro de 2011, ou seja, no dia imediatamente anterior àquele em que terá sido emitido o edital referido no ponto 4 e ainda durante o período em que a concessão do parque estava confiada ao Sport Clube Vianense, a administração da APVC deliberou atribuir à sociedade "Paínhas Parques, S.A." o uso privativo da parcela de terreno em questão. 
7.- Acontece ainda que esta nova licença, atribuída ainda antes de o edital ter sido "emitido", traduz-se em valores mais baixos do que aqueles que eram pagos pelo Sport Clube Vianense. 
8.- A nossa convicção é que, desde a primeira hora do exercício de funções da nova administração da APVC, esta sempre teve a intenção de retirar ao Sport Clube Vianense a utilização do parque de estacionamento e entregá-lo à sociedade que detém cerca de noventa por cento dos locais de estacionamento da cidade. 
9.- Esta sociedade é manifestamente beneficiada com este "negócio" pois deixou de pagar ao Sport Clube Vianense os valores que vinha pagando e passou a pagar um valor mais baixo à APVC. 
10.- Tudo foi feito para retirar ao Sport Clube Vianense uma importante fonte de financiamento do seu orçamento anual 
11.- O Sport Clube Vianense, desde a primeira hora em que tomou conhecimento de todas as teias deste "negócio", que tem desenvolvido diligências junto das entidades em causa e da autarquia de Viana do Castelo no sentido de reabrir o processo para realização de concurso para a atribuição da licença de utilização da área do parque de estacionamento, pois, como se referiu, é manifestamente de estranhar a "emissão" de um edital depois de a licença já ter sido atribuída e, mais ainda, que se desconheçam os locais onde o mesmo foi afixado ou que a entidade exploradora à data da concessão de nova licença não tenha sido contactada a dar conhecimento da pretensão formulada por terceiros para a exploração do parque, como mandariam as regras da boa-fé. 
12.- Tem deparado com o silêncio de uns e a passividade de outros pelo que não lhe resta outra alternativa se não dar conta aos seus associados e aos vianenses em geral, desta situação e de quanto a mesma é altamente penalizadora para o clube mais representativo do concelho de Viana do Castelo, mais uma vez vítima dos interesses de uns quantos. 
13.- Depois de analisados os factos, o Sport Clube Vianense vai impugnar judicialmente a decisão da Administração do Porto de Viana do Castelo.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. Pode consultar o programa oficial AQUI .

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Bom domingo!

Convite a sentar. O calor convida à praia, mas também a… outras tarefas. Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para este domingo está prevista uma temperatura máxima de 25° em Viana do Castelo.

Pela avenida do Cabedelo, Darque

A avenida do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, com 628 metros de comprimento é ladeada por duas fileiras com cerca de 140 plátanos de grande porte, cujas copas formam um túnel de verdura encantador. Encontra-se a ser requalificada (melhoria das condições gerais de conforto e de utilização dos peões, a valorização da imagem urbana local, a melhoria das condições de escoamento das águas pluviais, bem como a beneficiação, marcação/sinalização rodoviária da via) num investimento de 615 mil euros.