Avançar para o conteúdo principal

ROMARIA D’AGONIA | Começa a 17 de agosto e já tem programa


Já é conhecido o programa definitivo da edição 2017 da “festa maior” da cidade de Viana do Castelo, a Romaria de Nossa Senhora d'Agonia, que promete animar a cidade durante quatro dias. Serão dias de muita música e folclore, procissões, cortejos, desfile de mordomia e muito mais. Decorrem de 17 a 20 de agosto. 
Venha a Viana do Castelo e junte-se à festa!

O programa completo da Romaria d’Agonia 2017 pode ser consultado AQUI

Romaria Sra. d'Agonia - HISTÓRIA 
Nasce a Romaria (...) de uma Via Sacra que partindo do Convento Franciscano de Sto. António, rematava no antigo morro da forca. Foi aí que se construiu a Capela do Bom Jesus do Santo Sepulcro (1674), o Bom Jesus da Via Sacra. A devoção à Senhora d'Agonia ocorre a partir de 1751 com a entrada da imagem, na Capela do Bom Jesus. E logo em 1783 a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu faculdade e licença para todos os anos se celebrar nesta Capela no dia 20 de Agosto uma Missa Solene. Data que a Cidade de Viana elegeu como Feriado Municipal. Em 1861 a Romaria extravasa já a Festa Religiosa. É o arraial com todas as suas motivações lúdicas - os descantes ao som das violas, as esturdias e as danças. Em 1862, o concurso do povo era tal que se calculava já em mais de 50.000 pessoas que contemplam o fogo-de-artifício da dupla José Castro e Manuel Silva. Em 1871 anexa-se ao programa das Festas a tourada. Em 1906 nasce a Festa do Traje e em 1908 a 1ª Parada Agrícola (cortejo etnográfico). A Romaria sai do âmbito acanhado do Campo d'Agonia. Invade a Cidade. São as Festas de Agosto, a Romaria das Romarias de Portugal. Cartaz, símbolo de uma região, veículo indelével da cultura, de uma longa História em que o fenómeno do sagrado e do imaginário caminham lado a lado. Francisco Sampaio

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. Pode consultar o programa oficial AQUI .

Pela avenida do Cabedelo, Darque

A avenida do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, com 628 metros de comprimento é ladeada por duas fileiras com cerca de 140 plátanos de grande porte, cujas copas formam um túnel de verdura encantador. Encontra-se a ser requalificada (melhoria das condições gerais de conforto e de utilização dos peões, a valorização da imagem urbana local, a melhoria das condições de escoamento das águas pluviais, bem como a beneficiação, marcação/sinalização rodoviária da via) num investimento de 615 mil euros.

Bom domingo!

Convite a sentar. O calor convida à praia, mas também a… outras tarefas. Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para este domingo está prevista uma temperatura máxima de 25° em Viana do Castelo.

O serpentear dos passadiços da ecovia em Carreço

Percorrer a pé ou de bicicleta este troço da Ecovia Litoral Norte (constituído por piso em terra batida, pavimento betonado e passadiços de madeira) em Carreço, Viana do Castelo, permite-nos ter sempre uma agradável paisagem enquanto passeamos. De um lado temos a companhia do mar, do lado de terra estende-se a veiga de Carreço e o casario, acompanhados pela Serra de Santa Luzia. A brisa no rosto ou o cheiro fresco da maresia a acompanhar-nos, são sensações únicas que podemos disfrutar enquanto passeamos ao longo do litoral vianense. Uma nota negativa, infelizmente, o vandalismo já passou por aqui. Fotografias captadas ontem, véspera de Natal.