Avançar para o conteúdo principal

Estádio que começou a ser construído há 17 anos ''abre'' na Primavera

A construção do Estádio Municipal Manuela Machado iniciou-se há 17 anos mas apenas depois de 2012 é que o equipamento deverá estar totalmente operacional, com a prevista conclusão dos acessos, que ainda vão custar cerca de dois milhões de euros. Entretanto, já na Primavera, garantiu a Câmara, deverá ficar concluída a instalação de balneários na estrutura, empreitada de mais de três milhões de euros, lançada com o objectivo "mais funcional". Desta forma, segundo anunciou o presidente da Câmara, José Maria Costa, a obra de construção do primeiro troço dos acessos ao complexo desportivo deverá estar concluído até final do próximo ano, avançando depois a última fase de ligação. Um acesso que, sublinhou, só depois de implementado é que permitirá "rentabilizar" aquele espaço desportivo.
Entretanto, a obra em curso actualmente passa ainda pela substituição do relvado e requalificação da pista de atletismo. Trata-se da última fase de uma das obras mais polémicas do concelho: "Vamos pô-lo mais funcional, obrigados. Porque não conseguimos deitar aquilo abaixo e fazer uma coisa racional, para as necessidades que temos", afirmou, em 2008 o autarca Defensor Moura, então presidente da Câmara (também pelo PS), na altura em que lançou o concurso para a obra que agora chega ao fim. E acrescentou: "Vamos fazer aquela obra contrariados". A construção do estádio, na freguesia da Meadela, iniciou-se na década de 90, ainda na liderança social-democrata de Branco Morais na autarquia. Depois de um investimento superior a três milhões de euros, as bancadas foram concluídas em 1993, assim como o relvado desportivo. Nesse mesmo ano, as eleições autárquicas ditavam a mudança à esquerda, com a eleição do actual presidente, Defensor Moura, pelo PS. Inacabada a obra assim continuou até à morte do arquitecto autor do projecto, o que inviabilizou a conclusão do plano para os balneários. A autarquia socialista nunca concordou com a dimensão do projecto, mas como a obra foi financiada por fundos comunitários nada havia a fazer. Também a falta de financiamento contribuiu para 15 anos de um estádio por concluir. Recebeu melhoramentos há cerca de dez anos e, em 1999, foi baptizado com o nome de Manuela Machado, antiga campeã mundial de maratona, natural de Viana do Castelo, atleta que ameaçou exigir a retirada do nome se nada fosse feito para alterar a situação. O complexo é actualmente utilizado por dezenas de praticantes de atletismo do concelho.


Fonte: Rádio Geice, Viana do Castelo


Mais sobre este Estádio aqui e aqui.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. Pode consultar o programa oficial AQUI .

Pela avenida do Cabedelo, Darque

A avenida do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, com 628 metros de comprimento é ladeada por duas fileiras com cerca de 140 plátanos de grande porte, cujas copas formam um túnel de verdura encantador. Encontra-se a ser requalificada (melhoria das condições gerais de conforto e de utilização dos peões, a valorização da imagem urbana local, a melhoria das condições de escoamento das águas pluviais, bem como a beneficiação, marcação/sinalização rodoviária da via) num investimento de 615 mil euros.

Bom domingo!

Convite a sentar. O calor convida à praia, mas também a… outras tarefas. Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para este domingo está prevista uma temperatura máxima de 25° em Viana do Castelo.

O serpentear dos passadiços da ecovia em Carreço

Percorrer a pé ou de bicicleta este troço da Ecovia Litoral Norte (constituído por piso em terra batida, pavimento betonado e passadiços de madeira) em Carreço, Viana do Castelo, permite-nos ter sempre uma agradável paisagem enquanto passeamos. De um lado temos a companhia do mar, do lado de terra estende-se a veiga de Carreço e o casario, acompanhados pela Serra de Santa Luzia. A brisa no rosto ou o cheiro fresco da maresia a acompanhar-nos, são sensações únicas que podemos disfrutar enquanto passeamos ao longo do litoral vianense. Uma nota negativa, infelizmente, o vandalismo já passou por aqui. Fotografias captadas ontem, véspera de Natal.