Avançar para o conteúdo principal

Estaleiros de Viana reforçam carteira com encomenda grega de 120 milhões de euros

Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) deverão fechar ainda hoje um acordo com um dos maiores armadores gregos, num valor superior a 120 milhões de euros.
O contrato a estabelecer com a Hellenic Seaways prevê a construção de dois ferries no valor de mais de 60 milhões de euros cada, destinados a assegurar o transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas gregas. A concretizar-se, o negócio prevê ainda a opção de construção para uma terceira unidade.
Este contrato é considerado fundamental para reequilibrar a actualmente debilitada carteira de encomendas dos ENVC. Representa, também, uma nova aposta estratégica, pois, como é intenção da administração, permitirá "a sua entrada na área da construção de sofisticadas embarcações de luxo". Os estaleiros passarão, assim, "a integrar o grupo de elite dos construtores navais ocidentais neste segmento de mercado dos armadores especializados em navios de cruzeiro e megaiates de grande luxo".

Delegação na Grécia
Uma delegação dos Estaleiros, composta pelo responsável pela área comercial e financeira e pelo director de produção e projectos, entre outros técnicos, encontra-se há cerca de três semanas na Grécia a ultimar a assinatura do contrato com a Hellenic Seaways, que, baseada no apoio da empresa de construção naval, conseguiu financiamento junto da banca portuguesa.
O facto de os responsáveis locais se encontrarem ausentes poderá estar na origem do adiamento, comunicado ontem pela administração da Empordef - a holding pública das indústrias de defesa que detém os ENVC -, da assembleia geral que estava marcada para hoje. A reunião ficou agendada para 7 de Maio para apresentação das contas de 2009, que somam prejuízos de cerca de 22 milhões de euros.

A recusa, em Abril de 2009, do Governo dos Açores em aceitar o ferry-boat Atlântida, por não cumprir a velocidade máxima contratada, é a principal razão apontada para as crescentes dificuldades económicas da empresa, que já tem um passivo a rondar os 60 milhões de euros. Uma das soluções que passarão pela assembleia consiste na redução do número de trabalhadores, actualmente cerca de 900, para viabilizar a empresa.
Estas decisões caberão ao novo elenco directivo que será nomeado nessa reunião magna, uma vez que a actual administração terminou funções em finais do ano passado. A identidade dos novos administradores "mantém-se no segredo dos deuses", mas tudo indica que terão ligações à Armada Portuguesa para reforçar a área do fabrico de navios para uso militar. Este é, aliás, o segmento que assegura actualmente metade da capacidade de produção do maior construtor naval do país.

Fonte: Jornal Público (2010.04.29)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. Pode consultar o programa oficial AQUI .

Bom domingo!

Convite a sentar. O calor convida à praia, mas também a… outras tarefas. Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para este domingo está prevista uma temperatura máxima de 25° em Viana do Castelo.

Pela avenida do Cabedelo, Darque

A avenida do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, com 628 metros de comprimento é ladeada por duas fileiras com cerca de 140 plátanos de grande porte, cujas copas formam um túnel de verdura encantador. Encontra-se a ser requalificada (melhoria das condições gerais de conforto e de utilização dos peões, a valorização da imagem urbana local, a melhoria das condições de escoamento das águas pluviais, bem como a beneficiação, marcação/sinalização rodoviária da via) num investimento de 615 mil euros.