Avançar para o conteúdo principal

Obras: 250 alunos de Viana vão para o Superior um ano mais cedo

Os alunos do 12º ano de escolaridade da Escola Secundária de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, vão antecipar em um ano o seu acesso ao ensino superior. Tudo porque devido às obras profundas que vão arrancar naquele estabelecimento, 250 alunos vão passar a ter aulas, no próximo ano lectivo, na vizinha Escola Superior de Educação.
O objectivo desta medida apresentada como pioneira passa por reduzir as consequências do stress gerado nos alunos, fruto de obras e aulas por vezes em contentores e da redução do espaço livre. “Foi uma solução que começou a ser estudada há algum tempo, muito antes de assistirmos aos problemas registados noutras escolas, fruto destes problemas de espaço”, explicou Benjamim Moreira, director da Escola de Santa Maria Maior, actualmente com 750 alunos. As aulas na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo vão abranger cerca de 1/3 do total de alunos, todos do 12º ano. “Qualquer pessoa sabe que uma casa em obras fica reduzida e um jovem precisa de respirar, de espaço. Por isso chegamos a entendimento com a Parque Escolar sobre esta solução”, acrescentou o director. Em causa estão “profundas” obras de modernização, num investimento de cerca de 11 milhões de euros e que deverão decorrer durante um ano e meio. Além de uma recuperação total do interior e do exterior da escola, a empreitada inclui ainda a construção de três novos blocos. Ainda na cidade de Viana do Castelo decorrem também as obras de remodelação da Escola Secundária de Monserrate, orçadas em 14 milhões de euros e que permitirão duplicar o espaço escolar, passando dos actuais 7000 para 14 mil metros quadrados. As obras, com um prazo de execução de 18 meses, obrigaram a escola a recorrer a 15 contentores para funcionarem como salas de aula. A escola é frequentada por cerca de 1800 alunos e a forte redução do espaço para convívio, reconheceu o director do estabelecimento, levou ao aumento dos conflitos em ambiente escolar. É tendo em conta cenários como este que também outra escola de Viana, do Ensino Básico, que se prepara para receber uma profunda intervenção, também já equaciona este tipo de solução alternativa para os alunos. “Se fecharmos os alunos num espaço mais pequeno vai aumentar a indisciplina. Temos consciência disso”, afirma a directora da Frei Bartolomeu dos Mártires, Ana Paula Pereira. A mudança provisória também para a Escola Superior de Educação de Viana é uma solução em cima da mesa. “Estamos a estudar a melhor forma e essa é uma delas. Mas estes são alunos de dez anos, a ir para outra escola, e se for essa a solução ainda tem que ser muito bem estudada”, apontou a responsável.

Fonte: Rádio Geice (2010.04.26)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Páscoa Doce em Viana de 23 de março a 1 de abril

Entre 23 de março e 1 de abril, Viana do Castelo volta a viver a “Páscoa Doce” com uma programação que integra diversos momentos religiosos, feira de iguarias, desfile, procissões, música e animação, numa proposta que promete encantar vianenses e visitantes, unindo o religioso e o profano. Organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Diocese de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo, com a colaboração da Vianafestas, o programa conjuga fé e devoção com alegria e animação. Programação completa na imagem em baixo:

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Viana do Castelo fiel à tradição pascal: Igrejas e capelas abertas à noite na quinta-feira santa

Uma das principais tradições da páscoa em Viana do Castelo vai novamente trazer às ruas da cidade na quinta-feira santa à noite, milhares de pessoas para a tradicional visita a igrejas e capelas.  De entre as 20 que compõem o roteiro deste ano, fazem parte as capelas da Casa da Carreira (integrada no edifício da Câmara Municipal), do Museu Municipal, de Nossa Senhora da Conceição da Rocha e das Malheiras que abrem ao público pela primeira e última vez no ano. Também é nesta altura que os templos abertos à visita e oração são enfeitados com flores, havendo mesmo uma “competição” saudável entre eles para ver quem consegue ter a igreja/capela mais bonita.  Esta iniciativa de visitar as igrejas e capelas da cidade está integrada na programação da Semana Santa e do programa Páscoa Doce em Viana do Castelo.  Roteiro das igrejas e capelas de portas abertas das 19H00 às 24H00 na quinta-feira santa:  Sé Catedral, a Capela de Nossa Senhora do Resgate, a Igreja de Nossa Senhora da

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Andando pela cidade…

Degradados e ao abandono há vários anos. A necessitarem de intervenção de reabilitação e/ou manutenção. Há que “dar vida” a estes edifícios antigos sem uso. Apesar de se verificar que, alguns dos edifícios degradados da cidade foram recuperados nos últimos anos, ainda há muito por fazer na reabilitação urbana. As fotografias em baixo dizem respeito a três edifícios degradados e abandonados há vários anos que precisam de ser recuperados, todos eles situados na rua Sacadura Cabral, no centro histórico da cidade de Viana do Castelo.