Na Praça da República da cidade de Viana do Castelo mora este conjunto escultórico da autoria de José Rodrigues para homenagear o ilustre vianense Caramuru. Este monumento foi encomendado pelo município e inaugurado na passagem do ano de 2008 para 2009.
A polémica e contestação sobre esta estátua começou logo no dia da sua inauguração. Na manhã do primeiro dia do ano de 2009, a principal praça da cidade de Viana do Castelo acordou diferente. Acabava de ser inaugurada uma estátua com cinco metros de altura.
Desde então que a população vianense contesta, não a estátua em si nem a pessoa que ela homenageia, mas sim o enquadramento arquitetónico na “sala de visitas” da cidade. O certo é que ao longo destes dez anos foram inúmeras as reclamações para que o monumento fosse retirado da Praça e colocado num local mais apropriado no entanto, sem sucesso até ao momento.
QUEM FOI CARAMURU? “Caramuru, ou Diogo Alvares Correia, natural de Viana do Castelo, foi um destemido navegador que naufragou…
A 5ª edição do evento “Viana Florida-O Festival das Flores”, vai decorrer de 1 a 31 de maio de 2018.
Para além de um concurso para “Florir Viana” que promete encher de cor e perfume as varandas e montras dos edifícios inseridos ou envolventes do centro histórico da cidade de Viana do Castelo, a iniciativa integra ainda exposições temáticas, ruas floridas, esculturas florais, feira de flores e de jardinagem, workshop “Flores Comestíveis”, animação cultural e atividades infantis.
O estaleiro naval West Sea, do grupo Martifer, assumiu, em maio de 2014, a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) que foram oficialmente extintos no passado dia 31 de março. O contrato de subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ex-ENVC é válido até 2031, por uma renda anual ao Estado de 415 mil euros.
Depois 70 anos de atividade, os ENVC fecharam portas em abril de 2014, numa altura em que esta empresa pública empregava cerca de 609 trabalhadores. Estranhamente, nos dois anos anteriores ao fecho, devido à falta de encomendas, estas centenas de trabalhadores estiveram a receber o salário sem terem praticamente nada para fazer.
Ainda bem para a cidade e para a região que a West Sea nestes quatro anos de subconcessão, já recebeu nas suas instalações dezenas de navios para reparação ou reconversão, oriundos de várias partes do mundo. Neste momento, tem seis navios em construção, três para o grupo Douro Azul, uma draga e dois navios-patrulha (vão ter o nome d…
Ao longo dos tempos vários foram os monumentos/estátuas de Viana do Castelo que mudaram de local na cidade.
Muitas vezes essas mudanças de local original são feitas a pretexto de arranjos urbanísticos, melhoria do trânsito e circulação de pessoas, se alguém entende que outro local é mais adequado, etc.
Há quem julgue ser um desrespeito a mudança dos monumentos/estátuas do local original, além de muitas das vezes não haver motivo específico para tal. Justificado ou não, veja-se alguns exemplos de mudanças em Viana do Castelo:
ESTÁTUA DE VIANA Construída no ano de 1774, inicialmente foi colocada na actual rua Gago Coutinho.
Em 1922 conheceu a actual Alameda 5 de Outubro. Em 1938 foi transferida para o actual Largo Amadeu Costa.
Desde 1990 encontra-se no Jardim Marginal.
ESTÁTUA DE FAGUNDES Construída no ano de 1958 por Joaquim Barbosa, foi inicialmente colocada no Jardim Marginal. Em 1991 foi deslocada para os terrenos conquistados ao Rio Lima, sendo em 2004 posta junto ao Navio Gi…
Comentários
Enviar um comentário