Avançar para o conteúdo principal

Um milhão de euros para requalificar Santuário de Santa Luzia

Templo de Santa Luzia, Viana do Castelo

A Confraria de Santa Luzia vai lançar a concurso público, em novembro, um investimento de um milhão de euros integrado no plano de requalificação daquele santuário, em Viana do Castelo, disse à Lusa o presidente da instituição. 
"É esse o nosso propósito. Estamos a trabalhar nas últimas formalidades para que esse prazo seja cumprido e estamos também atentos à definição do novo quadro comunitário de apoio. Desde abril que estamos a preparar candidaturas para os planos que temos para Santa Luzia", afirmou André Alves. 
Em causa está a construção de um edifício polivalente que se destina a receber as novas instalações da confraria, mas também para acolher um albergue de peregrinos, o arquivo e o museu do templo de Santa Luzia, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. 
O projeto, integrado no plano global de requalificação do santuário traçado pela Confraria e para concretizar em dez anos, vai contar com o apoio técnico da Câmara Municipal. 
O protocolo de colaboração entre as duas instituições vai ser apreciado na quinta-feira, em reunião ordinária do executivo municipal. 
No documento, a autarquia "compromete-se a prestar, de forma gratuita, o apoio técnico de arquitetura, engenharia, acompanhamento de gestão de projetos de investimento financiados por fundos públicos, apoio administrativo para o lançamento do concurso público e a participação do gabinete de arqueologia do município para acompanhamento e eventual intervenção arqueológica".
Em contrapartida, lê-se no acordo, "a confraria compromete-se a manter aberto o equipamento e espaço envolvente, sendo que a implementação do protoloco será acompanhada por uma comissão de acompanhamento". 
Para André Alves trata-se "de uma união de vontades e esforços em torno de um objetivo comum, a aposta no turismo religioso".
De acordo com os números da Confraria, a que a Lusa teve acesso, entre janeiro e 31 de agosto último 50.258 pessoas acederam (entrada paga) ao zimbório existente no topo daquele templo-monumento, o ponto mais alto de Viana do Castelo e que avista uma paisagem de vários quilómetros.
O projeto de reordenamento e beneficiação da zona envolvente àquele monumento nacional classificado foi apresentado em março passado, durante as comemorações dos 130 anos da confraria, sendo apelidado como um "Programa Polis de Santa Luzia". 
Já este ano, em junho foi inaugurado o anfiteatro, com capacidade para acolher cerca de 700 pessoas sentadas, num investimento de 100 mil euros. 
As obras estão divididas em três fases e preveem ainda o "redesenho" da praça do santuário, reorganizando a circulação automóvel e pedonal no local, nomeadamente "eliminando o estacionamento na frente do templo e reduzindo a área de paragem de autocarros". 
Está igualmente prevista a construção de um bar/restaurante panorâmico além de um espaço de culto e para conferências, ambos por baixo da praça principal junto ao templo, com vista para a cidade. 
A confraria vai promover ainda a "reorganização geral do espaço exterior a norte do templo", nomeadamente para "ampliar substancialmente a área de estacionamento". 
Projetado pelo arquiteto Ventura Terra, o templo-monumento de Santa Luzia, cuja construção decorreu entre 1904 e 1943, é hoje um verdadeiro ex-líbris de Viana do Castelo, sobranceiro à cidade na montanha com o mesmo nome.

Fonte: Agência Lusa (14.10.2014)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. Pode consultar o programa oficial AQUI .

Pela avenida do Cabedelo, Darque

A avenida do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, com 628 metros de comprimento é ladeada por duas fileiras com cerca de 140 plátanos de grande porte, cujas copas formam um túnel de verdura encantador. Encontra-se a ser requalificada (melhoria das condições gerais de conforto e de utilização dos peões, a valorização da imagem urbana local, a melhoria das condições de escoamento das águas pluviais, bem como a beneficiação, marcação/sinalização rodoviária da via) num investimento de 615 mil euros.

Bom domingo!

Convite a sentar. O calor convida à praia, mas também a… outras tarefas. Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para este domingo está prevista uma temperatura máxima de 25° em Viana do Castelo.

O serpentear dos passadiços da ecovia em Carreço

Percorrer a pé ou de bicicleta este troço da Ecovia Litoral Norte (constituído por piso em terra batida, pavimento betonado e passadiços de madeira) em Carreço, Viana do Castelo, permite-nos ter sempre uma agradável paisagem enquanto passeamos. De um lado temos a companhia do mar, do lado de terra estende-se a veiga de Carreço e o casario, acompanhados pela Serra de Santa Luzia. A brisa no rosto ou o cheiro fresco da maresia a acompanhar-nos, são sensações únicas que podemos disfrutar enquanto passeamos ao longo do litoral vianense. Uma nota negativa, infelizmente, o vandalismo já passou por aqui. Fotografias captadas ontem, véspera de Natal.