Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

VIANA | Amanhã é dia de queimar o Judas

Amanhã 15 de abril, sábado de Aleluia, a tradição manda que se queime o Judas na Ribeira de Viana.
A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela tem tudo a postos para mais uma manifestação de caráter popular que, como habitualmente, terá como palco o Campo do Castelo, onde às 12H00 vai ser lido o testamento e queimado o Judas, na terceira árvore do caminho de acesso ao Forte de Santiago da Barra.
A "Queima do Judas”, que simboliza a morte de Judas Iscariote, o apóstolo de Jesus Cristo que o entregou aos romanos por trinta moedas, desperta todos os anos muita curiosidade nesta zona ribeirinha da cidade de Viana do Castelo. 
 

Programa da Queima do Judas 2017 
Sábado, dia 15 de abril 

11H00 - Acompanhado por um Grupo de Bombos o cortejo, composto por Juiz, Escrivão, Mensageiro e Carpideiras, percorrerá as seguintes artérias da cidade: Estação da CP, Passeio das Mordomas, Praça da República, Rua Manuel Espregueira, Largo de S. Domingos, Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado e Campo do Castelo.

12H00 - Com a leitura detalhada do testamento pelo Juízes de Fora da nossa mui nobre Ribeira do Condado de Monserrate, proceder-se-á, como ato final, à queima do judas, na terceira árvore do caminho de acesso ao forte de Santiago da Barra.
A representação tem a prestável colaboração dos atores amadores - À Margem - Armazém Teatral.

Queima do Judas na Ribeira de Viana do Castelo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viana do Castelo 8.º concelho mais exportador do norte em 2016

VIANA | O sonho e arte de nove trabalhadores dos ex-ENVC em exposição